terça-feira, 8 de dezembro de 2009

BOLETIM CBA ON-LINE N.002

CENTRO BRASILEIRO DE ARQUEOLOGIA


Utilidade Pública - Lei 910 de 04/02/1966.
Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara
Reg. nº 01, em 13/12/1968, no Conselho Federal de Cultura




CBA ON-LINE

Informativo Nº. 002 - Rio de Janeiro, 28/09/2009.




EDITORIAL
Encerrado o XV Congresso de Arqueologia da SAB realizado em Belém entre 20 e 23 de setembro, o qual mobilizou a comunidade de arqueólogos brasileiros, o Centro Brasileiro de Arqueologia / CBA parabeniza os organizadores pelo sucesso do evento desejando seja igual ou ainda melhor em Santa Catarina. As atenções se voltam agora para os eventos programados para o restante do ano.
Em outubro a já tradicional Semana Nacional de Ciência e Tecnologia certamente contará com a presença de arqueólogos entre os participantes.O CBA irá participar do evento em Niterói em parceria com o DRM.
A SNCT desperta grande interesse dos estudantes e do publico em geral, sendo uma ótima oportunidade para levar o conhecimento técnico e cientifico para a população, divulgando assim o que se faz nos diversos centros e institutos de pesquisas do território nacional.
O Informativo CBA On-Line está atento a programação e devera divulgar mormente o que for de interesse direto da arqueologia.Mais para o final do ano o CBA programa a comemoração do seu aniversário de fundação.
AGENDA
SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA
Programada para a segunda quinzena de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-SNCT- o Centro Brasileiro de Arqueologia participará em parceria com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro.
Polêmica-Niéde Guidon rebate declarações de professor
A presidente da Fundação Museu do Homem Americano - Fundham -, Niède Guidon, divulgou nota rebatendo as declarações do professor Celito Kestering, que cogitou a saída do curso de Arqueologia da Univasf - Universidade do Vale do São Francisco - de São Raimundo Nonato/PI para Petrolina/PE. Ela contestou os argumentos do docente e disse que não há motivos para a troca.


"Suas declarações são falsas, ou porque ele não entendeu a questão do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ou por pura má fé. Eu fui duas vezes à UNIVASF, uma primeira vez, no inicio do mês, quando expliquei aos professores o que significa esse Instituto e, novamente, quando da reunião com o Deputado Paes Landim. O Prof. Celito Kestering, juntamente com o Prof. Mauro Alexandre Farias Fontes vieram me procurar e declararam (como o fizeram aliás na reunião com o Deputado Paes Landim) que somente fizeram esse
abaixo assinado para chamar a atenção da Reitoria", disse Niède. Leia mais:http://www.cidadeverde.com/geral

Governador não quer
Se depender do Governador Wellington Dias, o curso de arqueologia da Universidade Federal do Piauí em São Raimundo Nonato não será transferido.o Governador do Piaui afirmou em programa de televisão ( Canal 13)
Descoberto tesouro anglo-saxônico
Londres, 24 Setembro - O maior tesouro anglo-saxónico jamais visto, constituído por mais de 1500 peças de ouro e prata e datado do século VII, foi descoberto, de forma fortuita, num campo de Inglaterra, noticiou hoje a BBC.
Segundo a cadeia pública de televisão britânica, a impressionante colecção, encontrada com um detector de metais num prado de propriedade privada, no condado de Staffordshire, compreende sobretudo armas, tais como espadas com punhos de ouro e incrustações de pedras preciosas.
Terry Herbert, responsável pelo achado, classificou-o como "o sonho de qualquer amante da detecção de metais".
Saiba mais
http://aeiou.expresso.pt/arqueologia-descoberto-em-inglaterra-o-maior-tesouro-anglo-saxonico=f537525
Arqueólogos vibram com o sítio achado na Inglaterra
O tesouro inclui elmos com adornos intricados, como cristas entalhadas com animais correndo, espadas enfeitadas e uma peça de jogo de damas incrustada com ouro. Um bracelete de ouro traz uma inscrição em latim pedindo a Deus que afaste os inimigos do usuário.
Os anglo-saxões eram um grupo de tribos germânicas que invadiu a Inglaterra em meio ao colapso de Roma. Seus artesãos criaram objetos notáveis, e sua língua, o velho inglês, é uma precursora do inglês atual.
O tesouro foi descoberto onde antigamente ficava Mércia, um dos cinco grandes reinos anglo-saxões, e deve datar de entre 675 e 725.
Para Terry Herbert, o desempregado que fez a descoberta na fazenda de um amigo, o ocorrido foi "mais divertido que ganhar na loteria".
O homem de 55 anos passou cinco dias explorando o campo sozinho antes de se dar conta de que precisaria de ajuda e chamar as autoridades. Arqueólogos profissionais assumiram a partir daí.
Só o ouro encontrado pesa 5 quilos, e indica que a Inglaterra medieval era mais rica do que se imaginava, disse Leslie Webster, ex-curadora de arqueologia anglo-saxã do Museu Britânico.
Ela disse que cruzes e outros artefatos religiosos misturados com o material militar podem lançar nova luz sobre a relação entre cristianismo e os belicosos anglo-saxões. Uma grande cruz pode ter sido levada aos campos de batalha.
O achado foi declarado oficialmente um "tesouro" por peritos nesta quinta-feira, o que significa que será avaliado por especialistas e oferecido a museus que se interessem em comprá-lo. O dinheiro da venda será dividido entre Herbert e o dono da fazenda.Bland não ofereceu um valor para o achado, mas disse que os dois podem estar a caminho de receber "uma soma de sete dígitos".Kevin Leahy, o arqueólogo que catalogou o achado, disse que o conjunto inclui dezenas de coberturas de pomo - elementos decorativos que se prendiam ao cabo da espada - e parece composto do saque que se segue a uma batalha. Beowulf, o poema épico anglo-saxão, descreve guerreiros retirando os adornos do pomo das espadas dos inimigos, como souvenirs.
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,tesouro-recem-descoberto-pode-revolucionar-historia-medieval,440473,0.htm
Arqueólogos encontram em Israel sinagoga da época de Jesus Cristo
Ruínas estão em Migdal, local na Galiléia onde teria nascido Maria Madalena.
Arqueólogos israelenses descobriram no domingo as ruínas do que eles acreditam ser uma das mais antigas sinagogas do mundo. Segundo a arqueóloga Dina Avshalom-Gorni, as ruínas descobertas no norte de Israel são da época do Segundo Grande Templo de Jerusalém, entre os anos 50 antes de Cristo e 100 depois de Cristo. O local das escavações, a praia de Migdal, na costa do Mar da Galiléia, é citado tanto em escrituras judaicas quanto cristãs.
Muro de 3,7 mil anos é aberto ao público em Jerusalém
Fortificação foi descoberta recentemente em bairro palestino da cidade.
Um muro de 3,7 mil anos recém-descoberto em Jerusalém Oriental será aberto ao público nesta quinta-feira, anunciou a Autoridade de Antiguidades de Israel. A estrutura data de uma época na Era do Bronze quando Jerusalém era um enclave pequeno e fortificado controlado pelos cananeus, antes de eles serem conquistados pelos israelitas. Segundo o diretor das escavações, Ronny Reich, a estrutura de 8 metros de altura foi construída para proteger a única fonte de água da cidade na época e foi uma das primeiras fortificações a serem erguidas na região. Para Reich, o muro indica que os cananeus eram uma civilização sofisticada, que conseguia empreender grandes projetos de construção.
Fonte :BBCBRASIL
Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto")
ACONTECEU VIROU NOTÍCIA
A família Kimura abriu o sítio para visitação do projeto “Arqueologia e História: uma exposição da cultura material do acervo da ocupação humana da região ...
A família Kimura abriu o sítio para visitação do projeto “Arqueologia e História: uma exposição da cultura material do acervo da ocupação humana da região de Maringá”, no distrito de Floriano. O Memorial Kimura obteve o segundo lugar na categoria iniciantes da Lei de Incentivo à Cultura deste ano e vai receber a visita de alunos da Escola Municipal Lazara Ribeiro Vilella.No local, estão expostos material arqueológico de ocupações pré-históricas da região e a trajetória dos Kimuras, desde a saída da Província de Nagasaki, sul do Japão até a chegada nas lavouras de café do Norte do Paraná. (O Diário do Norte do Paraná).
Refinaria em Pernambuco terá centro cultural
Local ainda não está definido, mas o edifício deve ser construído às margens da PE-60, para facilitar o acesso dos visitantesA Petrobras vai implantar um centro cultural e museu arqueológico na área onde está sendo construída a Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial Portuário de Suape. O local, projetado pelos arquitetos dos escritórios Andrade & Borsoi, vai abrigar aproximadamente cem mil vestígios de 31 sítios, contendo uma estrada de pedra do século XIX, uma estrutura de casa e fragmentos de objetos desde os períodos pré-colonial e colonial, entre outros. Cerâmicas utilitárias e instrumentos como lascas e fragmentos de machados de pedra indicam a presença de populações pré-históricas.
(Autoria:Micheline Batista micheline@diariodepernambuco.com.br )

Light conclui trabalhos de arqueologia no Parque São João Marcos

Revista FatorO Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos terá cerca de 930 mil m², com infraestrutura necessária para receber estudantes, turistas e visitantes ...
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos terá cerca de 930 mil m², com infraestrutura necessária para receber estudantes, turistas e visitantes que desejarem conhecer a história da cidade, a arqueologia e a paisagem característica da região. O circuito mínimo de visitação ocupará uma área de 33mil m², onde ficava o centro populacional da antiga cidade. No início da visitação, serão distribuídas cartilhas explicativas e disponibilizados guias especializados para acompanhar os visitantes. Haverá, ainda, uma área de apoio ao visitante com um Centro de Memória, espaço de aproximadamente 100m² destinado à exposição das pesquisas históricas e arqueológicas sobre a região.

'Arqueologia e Direitos Humanos'.A '3ª Primavera dos Museus' do Nucleo de Arqueologia da UFS, aborda o tema 'Arqueologia e Direitos Humanos'.

Réplicas de múmias em JaraguáEssas peças pertencem ao acervo do Museu de Arqueologia de Ponta Grossa, no Paraná. O arqueólogo Moacir Santos, é o organizador da exposição, mantenedor do Museu de Arqueologia....de onta Grossa.

Obras como as usinas no Madeira aumentam em 100% a contratação de arqueólogos..."A expansão do mercado de trabalho foi ocasionada pela necessidade crescente de pessoal para atender às demandas da arqueologia de contrato.
Curso de Arqueologia pode ser transferido para Petrolina.Os professores do curso de Arqueologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Campus de São Raimundo Nonato, ameaçam transferir o curso para ...Petrolina

Além dos geoglifos, Serra Murada intriga pesquisadoresAgência AmazôniaE nas incursões pela floresta da região localizaram pinturas rupestres, com símbolos ainda não conhecidos dos estudiosos da arqueologia mundial.

Arqueologia: Turcos encontram um novo sítio.VisãoAncara, 22 Set (Lusa) - Arqueólogos turcos encontraram os cadáveres de duas pessoas que crêem terem caído na primeira linha defensiva da mítica cidade de Tróia..

CASA DOS PINTORES É OFICINA DE ARQUEOLOGIALocalizada no centro Histórico de Leiria, a 'Casa dos Pintores', acolhe a Oficina de Arqueologia, a qual tem como objetivos desenvolver a investigação dos sítios e materiais arqueológicos do Concelho de Leiria.Leia mais:CENTRO HISTORICO DE LEIRIA - http://centrohistoricoleiria.blogspot.com/

Arqueologia BíblicaArqueologia Bíblica – Twitter. http://twitter.com/arqbib ... Arqueologia Bíblica - Google Groups ...
Participe do grupo Arqueologia Bíblica.Grupos do Google. Arqueologia Bíblica.Arqueologia Bíblica - http://www.arqueologiadabiblia.com/

CNPq apoia eventos de C&TO segundo cronograma do Edital 007/2009 prevê apoio financeiro para a realização de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e eventos similares no Brasil. A iniciativa é do CNPq e da Finep, agências do MCT. No total serão aplicados R$20 milhões. O prazo vai até 28 de setembro de 2009. Podem se candidatar professores, pesquisadores e especialistas com vínculo empregatício ou funcional com Instituições de Ensino Superior (IES), centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, empresas públicas que executem atividades de pesquisa. O pesquisador deve ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. Os eventos aprovados deverão ser realizados entre até o dia 30 de junho de 2010. Para mais informações consulte o edital em www.cnpq.br/editais/ct/2009/007.htm . (Fonte: Jornal da Ciência e Assessoria de Comunicação do CNPq)
Prêmio México de Ciência e Tecnologia 2009
O Prêmio México de Ciência e Tecnologia, instituído pelo governo mexicano, visa prestigiar o trabalho científico e tecnológico realizado por investigadores da América Central, da América do Sul, do Caribe, de Espanha e de Portugal, com o objetivo de estreitar o conhecimento entre as comunidades científicas e tecnológicas dos países daquelas regiões com as do México. A convocatória para a edição deste ano do Prêmio recebe inscrições até 13 de novembro de 2009. De acordo com o informe da Embaixada do México, a edição de 2009 contemplará o vencedor com medalha e premiação no valor equivalente a US$45 mil. A Bióloga Dra. Mayana Zatz, professora do Instituto de Biociências e pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo, garantiu a sétima distinção brasileira no prêmio México de Ciência e Tecnologia do ano de 2008. A pesquisadora tem mestrado e doutorado em genética pela USP e pós-doutorado em genética humana e médica pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Maiores informações sobre o prêmio 2009 nos links: www.ccc.gob.mx e http://migre.me/7fhb . (Fonte: Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT e do CCC/México)
Blogs sobre Arqueologia e Biologia EvolutivaReinaldo José Lopes é jornalista de ciência da Folha de São Paulo e mantêm dois blogs na internet: Visões da Vida (http://colunas.g1.com.br/visoesdavida/) e Carbono 14 (http://scienceblogs.com.br/carbono14/). O primeiro existe há quase 03 anos e tem como foco a biologia evolutiva, enquanto o segundo tem apenas seis meses de existência e tem como tema a arqueologia. Do Visões da Vida: "A ciência é o método definitivo de entender como o mundo natural funciona, e a biologia evolutiva também é provavelmente a explicação definitiva para como a vida existe e se desenvolve. Mas ambas simplesmente não foram projetadas para ir além do funcionamento das coisas e elucidar o propósito delas, se é que isso existe - muito menos o que um primata inteligente, bípede e sem pêlos feito nós deve ver como certo ou errado". Do Carbono 14: "Mas devo dizer com a máxima convicção que a arqueologia não é só diversão de grande caçadores brancos com mentalidade do século 19. Não é coleção de selos, como diz uma caricatura mal-ajambrada da superioridade da física sobre as demais ciências".
Assessoria de Comunicação CRBio-04
Participe do blog: www.bionarede.blogspot.com
Acesse o site: www.crbio04.gov.br Visite o Twitter: www.twitter.com/CRBio04
CENTRO BRASILEIRO DE ARQUEOLOGIA
Fundado em 21 de novembro de 1961, o Centro Brasileiro de Arqueologia tem por objetivos congregar estudiosos em Arqueologia, Pré-história e Ciências afins que pretendam desenvolver seus conhecimentos nas mencionadas áreas; promover a realização de cursos especializados referentes aos diversos campos da Arqueologia e Ciências Correlatas, principalmente com relação à Antropologia Biocultural, Ecologia Humana, Paleoecologia Humana e ao Meio Ambiente; realizar estudos, debates, seminários, projetos culturais, encontros etc., nos campos de ensino e pesquisa mencionados, visando realizar levantamentos e pesquisas arqueológicas devidamente autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN em conformidade com a Lei Federal 3924 de 26 de julho de 1961.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 351 – parte – Niterói/RJ - CEP 24.030-060.
(instalações do DRM-RJ)
Plantão semanal-terça-feira de 10h às 16h
Reuniões de diretoria: 21 de setembro, 19 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro - de 10h até 12h
Site: www.cbarqueol.org.brE-mail: cba@cbarqueol.org.br
Datas comemorativas do CBA: 26 de julho: dia do arqueólogo e 21 de novembro: aniversário do CBA

MEMBROS DA DIRETORIA (Eleita para o triênio 2009 / 2012):
DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE: Juan Álvaro Christian Barrientos NavarroVICE-PRESIDENTE: Luiz Octávio de Castro Cunha1º SECRETÁRIO: Benedicto Humberto Rodrigues Francisco2º SECRETÁRIA: Catherine Blin de Arruda Nóbrega Beltrão 1ª TESOUREIRA: Maria Tinoco Plata2ª TESOUREIRA: Dezi Tinoco Gaertner
DIRETOR DE PESQUISA: Jorge Belizário de Medeiros MariaDIRETORA DE ENSINO: Vanessa Maria da Costa Rodrigues Francisco

CONSELHO FISCAL
EfetivosJulio Cezar Vaz da Silva, Cláudia de Carvalho Falci Bezerra e Marlene de Carvalho Falci Bezerra
SuplentesJoão Carlos de Oliveira Gomes e Vitor Manuel Rodrigues do Nascimento

CONSELHO CONSULTIVO
Giselle Manes da Silva, Rondon Mamede Fatá, Vera Lúcia Lopes de Medeiros Maria, Ana Maria do Nascimento Veltri, Viviane Maria da Costa Rodrigues Francisco e Thais Galvão da Silva

IMPORTANTE - SE NÃO DESEJAR MAIS RECEBER ESSE BOLETIM, FAVOR INFORMAR AO CBA ON-LINE PELO E-MAIL secretario1@cbarqueol.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário