terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CBA ON-LINE NÚMERO 12


CENTRO BRASILEIRO DE ARQUEOLOGIA

Utilidade Pública - Lei 910, de 04/02/1966.
Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara
Reg. Nº. 01, em 13/12/1968, no Conselho Federal de Cultura.
CBA ON-LINE


Informativo Nº. 012 - Rio de Janeiro, 18//12/2009.


APOIO DRM-RJ



EDITORIAL


Centro Brasileiro de Arqueologia comemora aniversário em São Cristóvão.

O Centro Brasileiro de Arqueologia completou 48 anos. Um magnífico encontro entre diretores , associados, professores e familiares marca o evento denominado, com muita propriedade, Arqueo-Festa do CBA.
O encontro será no Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, Rio de Janeiro, por iniciativa do presidente Juan B.Navarro.Certamente haverá degustação de pratos típicos do nordeste, mas com sugestivos nomes ligados a arqueologia, como costeleta de mastodonte, sarapatel de preguiça gigante, entre outras iguarias.
Na oportunidade o CBA comemorará, além do aniversário de sua fundação, o aniversário da criação do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí e fará a tradicional confraternização natalina entre os presentes ao evento.
O editorial do CBA Online finaliza com os parabéns pelos 48 anos de fundação do Centro Brasileiro de Arqueologia , lembrando que o sentimento jamais pode parar.
PROJETO INTEGRADO

Foi aberto, oficialmente, às 15h desta sexta-feira, dia 11 de dezembro, a segunda edição do Projeto Cercanias, que visa promover o crescimento integrado entre as cidades localizadas no trecho compreendido entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A proposta do projeto, lançado este ano pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, é tornar realidade ações comuns de desenvolvimento econômico e social, respeitando as potencialidades de cada um dos municípios.
Além de Resende, vão participar da segunda edição do projeto as seguintes cidades: do Estado de São Paulo - Areias, São José do Barreiro, Arapeí, Bananal, Queluz; de Minas Gerais - Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Bocaina de Minas, Alagoa; e do Rio de Janeiro - Barra Mansa, Itatiaia e Quatis.
BANANAL (FOTO), além do interesse agro-pecuário, ecológico e artesanal, é também região importante do ponto de vista da arqueologia histórica e pré-histórica.
Alerta do Google Arqueologia






A partir do dia 4 de janeiro, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP abre inscrições para as atividades gratuitas de férias, destinadas a crianças de 6 a 11 anos. Haverá duas turmas para a realização das atividades: uma nos dias 12 e 13, e outra nos dias 19 e 20, sempre das 14 às 16 horas. A programação busca apresentar o trabalho do arqueólogo e inclui visita à exposição do MAE (Formas de Humanidade), e uma simulação de escavação arqueológica.
Será servido lanche para as crianças. Serão 20 vagas em cada turma.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3091-4905.
O MAE fica na na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo.

Assessoria de Imprensa da USP

HABEAS CORPUS - INVIOLABILIDADE DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO Esses preceitos do Código Penal brasileiro, que tipificam os crimes de dano cultural, ... destinada a resguardar a inviolabilidade do acervo histórico, arqueológico e artístico do País necessitam ser sempre destacados.

Canal ArqueologiaO Canal Arqueologia é uma conexão do canalverde.tv com a missão de difundir e conscientizar sobre a Arqueologia e a Arte Rupestre. O Piauí, Berço do Homem Americano, é destaque. No sudeste do Estado, na Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, estão os mais antigos registros do homem nas Américas.
http://www.canalverde.tv/arqueologia


Arqueologia no Vale do Paraiba do Sul
Escrito por Sergio Rangel
história da pesquisa arqueológica no Vale do Paraíba inicia-se nos anos 20, quando alguns sítios arqueológicos foram descobertos na região. Em Jacareí, um dos primeiros projetos implantados no município refere-se ao levantamento arqueológico do Sítio Santa Marina, impulsionando o desenvolvimento de todo o trabalho posterior. Apesar da importância desse sítio, em 1994 foi liberado um loteamento no local, destruindo parte deste Patrimônio. Assim, em 1997, a Fundação Cultural de Jacarehy deliberou pelo estabelecimento de Políticas Públicas, que, além de promoverem o salvamento desse sítio, permitiram unir preservação com planejamento urbano, adotando uma série de medidas impedindo qualquer intervenção nos sítios arqueológicos antes de uma pesquisa prévia.



Com base em uma série de características ambientais, e a partir de trabalhos com fotos aéreas e levantamentos de campo, algumas áreas foram consideradas como de interesse arqueológico e delimitadas em mapas.Juntamente com a Prefeitura de Jacareí, estabeleceu-se que os empreendimentos imobiliários a serem realizados nestes locais tenham, também como diretrizes, a necessidade de levantamentos arqueológicos.A adoção de tais medidas permitiu, até o momento, identificar mais três sítios arqueológicos no município - Sítio Pedregulho (SP-JA-02), Sítio Rio Comprido (SP-JA-03), Sítio Villa Branca (SP-JA-04) os quais, por estarem em loteamentos já projetados, foram alvos de salvamento arqueológicos pelos empreendedores responsáveis.
Esses trabalhos acabaram despertando a atenção e interesse da população, que passou a procurar a Fundação Cultural de Jacarehy com informações sobre locais de ocorrência de material.A partir daí várias áreas foram vistoriadas, resultando na identificação de um dos mais importantes sítios arqueológicos do município - o Sítio Light (SP-JA-05).Até o momento somente 10% do município foi estudado. Iniciamos apenas a primeira fase de um amplo projeto, cujo universo vai possibilitar compreender a ocupação do espaço e o constante inter-relacionamento Homem Meio-Ambiente e o estabelecimento de um quadro de referênciasobre o contexto arqueológico regional, que até então se configurava como uma lacuna no Estado de São Paulo, mas acima de tudo, levará a integração da comunidade à preservação de seu próprio Patrimônio Cultural.
Equipe Técnica
Alberto Capucci – Diretor de Patrimônio CulturalCláudia Moreira Queiroz – ArqueólogaLadislau Oroz Júnior – Técnico de pesquisaGuilherme Gonçalves dos Santos – Agente CulturalLocalizaçãoAvenida Pátio dos Trilhos, s/nº - Centro – Jacareí.Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00hs.Tel. (12) 3953-3452

Ministra elogia modelo do Museu do Douro (*)
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, elogiou, ontem, quarta-feira, o modelo de gestão e expositivo do Museu do Douro, no Peso da Régua, a unidade museológica portuguesa que neste momento mais apoio financeiro recebe do Governo.
A governante presidiu à inauguração da exposição "Rios Douro", que vai estar patente no Museu do Douro (MD) até meados de 2011 e faz uma homenagem a um dos actores principais deste território: o rio.
Depois de percorrer a exposição, Gabriela Canavilhas considerou tratar-se de uma "visita obrigatória" e elogiou o MD, o qual classificou como uma "referência como modelo expositivo e de gestão em termos da museologia nacional".
Gerido pela Fundação MD, esta instituição recebe anualmente cerca de 500 mil euros por parte do Governo, e conta ainda com uma comparticipação financeira por parte dos fundadores, entidades privadas e públicas, com destaque para as autarquias da Região Demarcada do Douro.
"O financiamento anual do Ministério da Cultura para o MD é superior ao financiamento de todos os outros museus no resto do país. Só isto já demonstra o quanto o ministério se empenhou neste projecto", sublinhou a responsável.
Em 2009, a maioria das autarquias não cumpriu a sua comparticipação para com o museu, uma dificuldade reconhecida pela ministra." A crise também se revela nestas pequenas dificuldades, mas estou certa de que o sucesso que este MD tem nos seus objectivos será um bom incentivo para todos os parceiros se mostrarem pontuais nas suas obrigações", salientou.
O director, Fernando Maia Pinto, referiu que o orçamento da unidade museológica para 2010 é de um total de 900 mil euros, distribuídos pelo Governo, autarquias e fundadores privados.
"Rios Douro" é composta por várias exposições que decorrerão até Abril de 2011, quando será dado lugar a uma nova exposição programática dedicada aos 200 anos da "Ferreirinha".
Desde ontem podem ser vistas as exposições de pintura "Mestre Joaquim Lopes - Douro", "Linha do Douro" de Manuel Casal Aguiar, bem como uma instalação na qual um barco rabelo será recuperado ao vivo. O rabelo é uma embarcação que cruzava o rio Douro e era utilizada para transportar o vinho do Porto.
No final de Janeiro ficará patente a exposição "Faina fluvial no Douro", seguindo-se a "Lixa Filgueiras" e "Meu Douro".
Gabriela Canavilhas dedicou o dia de ontem ao Douro, seguindo da Régua para o Museu de Arte e Arqueologia do Côa e garantindo anunciar "a seu tempo as medidas que irão ser tomadas para consolidar aquele projecto".
* (PORTUGAL- JORNAL DE NOTÍCIAS, 17 DE DEZEMBRO.)
CURTAS

* Niguarágua: Vulcão Concepción entra em erupção. Local tem uma população de 35.000 pessoas e é popular entre turistas pela sua vegetação e arqueologia.
*UFPR comemora 97 anos PlanetaUniversitário Será a reinauguração do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) que ficou fechado durante dois anos para restauro. O prédio é datado do ano de 1750.

Museu de Arqueologia foi reinaugurado.
de Marilia Kubota Nesta sexta (18) reabre o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), em Paranaguá. A reabertura do museu fecha os festejos dos 97 anos da UFPR. Ne reinauguração, apresentação do Grupo de MPB da UFPR, às 19h30. ...
SAMBAQUI DO ZÉ ESPINHO: UM ESTILO DE VIDA NO LITORAL de CPA/RJ GASPAR, M. D., Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Jorge Zahar Ed. Rio de Janeiro. 2000. GASPAR, M. D. & DE-BLASIS, P., Construção de sambaqui. In: 6a Reunião Científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Anais.
André assina liberação de recursos para Pontos de CulturaMS NotíciasEles receberão hoje, a partir das 14h, orientações técnicas, no Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. ...

MAPA GEOLÓGICO PARCIAL DO RIO DE JANEIRO, ANTIGA GUANABARA ( DNPM, 1965).




Em destaque os afloramentos de granito (cor vermelha) , entre gnaisses intensamente fraturados.
A área abrange o Parque Nacional da Tijuca, de interesse arqueológico.
.O CBA durante algum tempo teve sua sede no PNT

Nota do Boletim on-line - Há muita confusão ainda quando se trata da diferenciação entre os campos da Arqueologia e o da Paleontologia. Basta ler o título da matéria publicada pelo JC em 7 de outubro de 2009
Arqueólogos amadores acham maiores pegadas de dinossauro do mundo (sic).
JC e-mail 3864, de 07 de Outubro de 2009. Há que se ter mais cuidado posto que a informação pode ser usada em pesquisas por estudantes do ensino fundamental e médio.
Agenda de Eventos
20/24_setembro _2010_X Congreso Argentino de Paleontología y Bioestratigrafía VII Congresso Latinoamericano de Paleontología
27/29_setembro _2010_ GeoMod - Modelling in Geosciences


Setembro de 2010
EIAA - 2010 será em Manaus - AM
O II Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica, visa discutir questões teóricas e metodológicas da disciplina, assim como os problemas sociais e políticos, além de promover o intercâmbio entre pesquisadores de países vizinhos trabalhando na Amazônia assim como uma maior aproximação da pesquisa arqueológica com o público.
Congresso da UISPP será em FlorianopólisCongresso da UISPP será em Florianopólis -->
Divulgação - Canal Verde XVI Congresso da UISPP será no Brasil, em Florianopólis - Santa Catarina. O Brasil receberá, em 2011, o XVI Congresso Union International des Sciences Pré-Historic e Proto-Historic (UISPP). O evento será realizado entre os dias 04 e 10 de setembro de 2011, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com a UISPP, a escolha do Brasil como anfitrião do Congresso se deu devido ao reconhecimento de que não apenas as áreas pertencentes ao Primeiro Mundo merecem atenção dos arqueólogos do mundo inteiro.



CENTRO BRASILEIRO DE ARQUEOLOGIA

Fundado em 21 de novembro de 1961, o Centro Brasileiro de Arqueologia tem por objetivos congregar estudiosos em Arqueologia, Pré-história e Ciências afins que pretendam desenvolver seus conhecimentos nas mencionadas áreas; promover a realização de cursos especializados referentes aos diversos campos da Arqueologia e Ciências Correlatas, principalmente com relação à Antropologia Biocultural, Ecologia Humana, Paleoecologia Humana e ao Meio Ambiente; realizar estudos, debates, seminários, projetos culturais, encontros etc., nos campos de ensino e pesquisa mencionados, visando realizar levantamentos e pesquisas arqueológicas devidamente autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN em conformidade com a Lei Federal 3924 de 26 de julho de 1961.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 351 – parte – Niterói/RJ - CEP 24.030-060.
(instalações do DRM-RJ)
Plantão semanal-terça-feira de 10h às 16h
Reuniões de diretoria: 21 de setembro, 19 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro - de 10h até 12h
Site: www.cbarqueol.org.br
E-mail: cba@cbarqueol.org.br

Datas comemorativas do CBA: 26 de julho: dia do arqueólogo e 21 de novembro: aniversário do CBA

Setor de material didático (livros, mapas, fotos, vídeos, dvd, cd) vendas@cbarqueol.org.br

MEMBROS DA DIRETORIA (Eleita para o triênio 2009 / 2012):
DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE: Juan Álvaro Christian Barrientos Navarro prersidente@cbarqueol.org.br
VICE-PRESIDENTE: Luiz Octávio de Castro Cunha vice-presidente@cbarqueol.org.br
1º SECRETÁRIO: Benedicto Humberto Rodrigues Francisco (21-96355011) secretario1@cbarqueol.org.br
2º SECRETÁRIA: Catherine Blin de Arruda Nóbrega Beltrão secretario2@cbarqueol.org.br
1ª TESOUREIRA: Maria Tinoco Plata
2ª TESOUREIRA: Dezi Tinoco Gaertner
DIRETOR DE PESQUISA: Jorge Belizário de Medeiros Maria pesquisa@cbarqueol.org.br
DIRETORA DE ENSINO: Vanessa Maria da Costa Rodrigues Francisco educacao@cbarqueol.org.br

CONSELHO FISCAL
Efetivos
Julio Cezar Vaz da Silva, Cláudia de Carvalho Falci Bezerra e Marlene de Carvalho Falci Bezerra cba@cbarqueol.org.br
Suplentes
João Carlos de Oliveira Gomes e Vitor Manuel Rodrigues do Nascimento

CONSELHO CONSULTIVO
Giselle Manes da Silva, Rondon Mamede Fatá, Vera Lúcia Lopes de Medeiros Maria, Ana Maria do Nascimento Veltri, Viviane Maria da Costa Rodrigues Francisco conselheiro4@cbarqueol.org.br e Thais Galvão da Silva
Vista de parte da sala de reuniões do CBA em Niterói/DRM
Importante- se não deseja mais receber esse informativo favor informar por e-mail para secretario1@cbarqueol.org.br















Nenhum comentário:

Postar um comentário