domingo, 30 de janeiro de 2011

PHARMACIA POPULAR DE BANANAL-SP


HistóriaO Bananal nasceu da povoação fundada por João Barbosa de Camargo e sua mulher Maria Ribeiro de Jesus, que aí ergueram uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento, em sesmaria que lhes foi doada em 1783. O povoado foi elevado a vila, em 1832, e à município, em 1849, sendo comarca desde 1858.

O município cresceu e se enriqueceu com as fazendas de café. Com tanta riqueza, Bananal chegou a avalizar para o Império empréstimos feitos em bancos ingleses, chegando a cidade ao luxo de possuir, por algum tempo, moeda própria.Com a decadência do café, as fazendas passaram para a pecuária leiteira. Dos tempos anteriores ficaram muitos e valiosos monumentos:

Farmácia Popular, Antiga Farmácia Imperial
: Existe desde 1830, fundada por um boticário francês, tendo, depois de sucessivos proprietários, chegado às mãos do farmacêutico Ernani Graça, pai do atual proprietário. Recebeu um prêmio da Fundação Roberto Marinho como a mais antiga farmácia ainda em funcionamento no Brasil.
Chafariz de ferro: Em 1879, por iniciativa de Alfredo Campos da Paz, foi inaugurado no Bananal um chafariz de ferro. Destinado ao atendimento da população que ainda não contava com o serviço de água encanada, o chafariz, hoje restaurado, tem forma de coluna e é ornado com elementos barrocos.
A farmácia mais antiga do Brasil em funcionamento precisa que seu acervo seja preservado.Faz parte da história das farmácias e da História do Brasil.

(Com base em WIkpedia)

7 comentários:

  1. PARA SABER MAIS ACESSAR
    www.cbarqueol.org.br
    ver o abaixo assinado
    Tombamento da Pharmacia Popular

    ResponderExcluir
  2. O povo brasileiro em especial a classe cientifica, que pesquisa seus monumentos Pré-históricos tem o dever de requerer o Tombamento do Acervo da Pharmacia Popular, em Bananal/SP. Esperamos que as autoridades constituídas reconheçam este anseio, de nossa Sociedade, que luta pelo seu reconhecimento na forma da Lei. Por Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia cearense) Sócio do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e Correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA. Por Célio Cavalcanti no espaço assinaturas abaixo assiando

    ResponderExcluir
  3. favor assine para preservar acervo importante:Endereço para divulgação: http://www.abaixoassinado.org/ab...


    Benedicto Rodrigues
    www.cbarqueol.org.br

    ResponderExcluir
  4. TOMBAMENTO DO ACERVO DA PHARMACIA POPULAR DE BANANAL..
    O PEDIDO SERÁ ENCAMINHADO AO IPHAN E AO CONDEPHAAT E A CÂMARA DE VEREADORES DE BANANAL, ESTADO DE SÃO PAULO.
    OPINAR, CRITICAR, SUGERIR, PARTICIPAR SÃO FUNDAMENTOS DA CIDADANIA PLENA.
    FAÇA PARTE DISSO.

    ResponderExcluir
  5. Juntos podemos! Sozinhos nada somos ! Unindo nossos ideais venceremos esta batalha! TOMBAMENTO DO ACERVO DA PHARMACIA POPULAR JA! ABATUR. REINALDO 11032011

    ResponderExcluir
  6. AGORA DEPENDE DO CONDEPHAAT.PEDIDO DE TOMBAMENTO FOI ENCAMINHADO.

    ResponderExcluir
  7. O ACERVO DESSSA FARMÁCIA TEM QUE SER TOMBADO PELO CONDEPHAAT JÁ.

    ResponderExcluir