domingo, 29 de julho de 2012

Dinossauros invadem shopping em BH


Dinossauros invadem shopping em BH… e o Museu está lá

Uma viagem pelo passado da América do Sul, essa é principal proposta da Exposição Dinossauros da Patagônia, que acontece no estacionamento do BH Shopping e conta com a parceria do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. A exposição, que veio do Museu Paleontológico Egidio Feruglio, da Argentina, traz dez réplicas de dinossauros que viveram na Patagônia durante o período Mesozóico, além de mostrar como era a vida desses grandes animais. A mostra traz réplicas de herbívoros e carnívoros, dois dos dinossauros mais antigos, o Herrerassaurus e o Eoraptor, além do Carnotaurus, único dinossauro com chifres encontrado no sul do planeta. Mas o que mais chama atenção é a réplica do Giganotosaurus, o maior carnívoro que viveu no sul do planeta, com quinze metros de comprimento e cinco de altura.
“É uma coisa bem diferente você ver os dinossauros de perto, ver as ossadas, como eles eram”, conta Natália Camila de Medeiros, 12 anos, que teve a oportunidade de ver de perto as dimensões dos animais que habitavam a América no passado, animais que ela só havia visto antes nas fotos dos livros de história e geografia. Para a professora Kênia Amenzoin, que ficou sabendo da exposição pelo jornal, a visita valeu a pena: “eles estão encantados. Eu acho que foi um projeto muito legal, que está despertando muita curiosidade e tenho certeza que vai ajudar”.
Para orientar os visitantes, o MHNJB foi convidado pelo BH Shopping para realizar a curadoria científica e educativa. “O Museu de História Natural entrou com a curadoria científica, que foi o treinamento científico dos monitores na área da exposição, a paleontologia, e também com a curadoria educativa, que trabalhou um pouco a parte pedagógica, como é que eles iriam passar essas informações científicas para o público leigo, para os visitantes em geral”, explica Flávia Santos Faria, coordenadora de ações educativas do Cenex. Os monitores foram treinados por professores do Instituto de Geociências da UFMG da área de Paleontologia, que deram aulas sobre a vida dos dinossauros e a época em que eles viveram. “Está sendo uma forma de complementar nosso aprendizado, já que são espécies que o Museu não tem, são alguns assuntos abordados que complementam a nossa exposição de Paleontologia, por exemplo”, conta Robson de Paula Santos Júnior, monitor do MHNJB.
Depois de Belo Horizonte, as peças serão levadas para Brasília, Porto Alegre e Curitiba. A mostra já passou por Espanha, Portugal, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Alemanha e Colômbia, e ficará por um ano no Brasil. Para quem ainda quer conferir a exposição, ela acontece até o dia 29 de maio, no BH Shopping, das 10h às 22H e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário