quinta-feira, 30 de agosto de 2012

J C BRANNER MENTE ET MALLEO PELO BRASIL




PALESTRA 
J C BRANNER MENTE ET MALLEO A SERVIÇO DO BRASIL
CLUBE DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO
DIA 18 DE SETEMBRO DE 2012
AUDITÓRIO DO 22 ANDAR A PARTIR DE 18 HORAS







John Casper Branner                                   (*)


Nasceu na cidade de Novo Mercado, Tennessee , onde seu pai era um comerciante. Em 1852, a família foi morar em uma fazenda do, seu avô, uma milha a leste de Dandridge no rio francês Broad. Ele cresceu lá e em uma propriedade adjacente ao que a família se mudou em 1859. Durante a guerra civil, ele estava muito ansioso para se juntar ao exército confederado, e em duas ocasiões deixou a escola com o objetivo de se alistar. Sua idade, no entanto, impediu de ser aceito, ele tinha apenas treze anos.
Em 1865, ele foi para a escola um ano no Novo Mercado e, em 1867, ele passou um ano na Faculdade de Maryville . Ele deixou a instituição em 1868, e em 1869, foi a de Ithaca, Nova York, para participar da Universidade de Cornell . Ele passou um ano naAcademia de Ithaca , e entrou de Cornell, em 1870, no curso chamado clássico.
Em 1874, sem ter completado seus estudos universitários, ele foi pelo caminho da Europa para o Brasil com Charles Hartt Fred , então professor de geologia na Universidade de Cornell. Em 1875, foi feito a assistente no Serviço Geológico do Brasil e permaneceu em que trabalho até que o inquérito foi abolida pelo governo e Professor Hartt morreu. Em 1879, ele aceitou uma posição como engenheiro-assistente e intérprete para a Companhia de Mineração São Cyriaco de Ouro de Boston, e passou um ano perto de Serro, Estado de Minas Gerais, nas regiões de diamantes do Brasil. Em 1881, ele retornou aos Estados Unidos, mas foi enviado de volta à América do Sul por Thomas Edison em busca de uma fibra vegetal para uso em seu então recém-inventado a lâmpada incandescente elétrica.
Em 1882, ele voltou a Universidade de Cornell, completou seus estudos e se formou. Em 1883 a 1885, ele era geólogo topográfico da Geological Survey of Pennsylvania nas regiões antracite, em 1885, depois de receber seu Ph.D. da Universidade de Indiana , foi feito professor de geologia na Universidade de Indiana, um cargo que ocupou até 1891, embora ele estivesse ausente por vários anos. Em 1891, foi nomeado professor de Geologia na Universidade de Stanford. Em 1899 ele dirigiu a expedição Agassiz-Branner para o Brasil.

"'Suas publicações são numerosas e, enquanto a grande maioria são sobre geologia, muitos evidência a amplitude de seus interesses ativos em botânica, entomologia, e outras linhas de ciências naturais. Sua gramática da língua Português (agora em sua quarta edição) cresceu . fora de sua experiência brasileira Sua bibliografia de Argilas e Cerâmica, uma compilação importante, o Como e Por Histórias , uma charmosa coleção de mitos dialeto negro (1921), sua genealogia de Casper Branner da Virgínia e Seus Descendentes , e seu recém-completados, mas ainda tradução inédita do Português do Estabelecimento Alexandre Herculano da Inquisição em Portugal, toda a evidência a sua amplitude de interesses e de sua energia incansável.

(**
PALESTRA 
J C BRANNER MENTE ET MALLEO A SERVIÇO DO BRASIL
CLUBE DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO
DIA 18 DE SETEMBRO DE 2012
AUDITÓRIO DO 22 ANDAR A PARTIR DE 18 HORAS

Um comentário:

  1. J.C. Branner foi da Comissão Geológica do Império e ajudou muito a ggeologia do Brasil.Escreveu um livro para os estudantes brasileiros em portuguÊs.Publicou mamaps geológicos e um grande número de pesquisas sobre rochas, minerais e minérios.Descreveu os arenitos de praia do litoral brasileiro.

    ResponderExcluir