quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ROTEIRO CULTURAL E ECO-GEOARQUEOLÓGICO DA URCA


ROTEIRO CULTURAL E ECO-GEOARQUEOLÓGICO DA URCA
SUCESSO MARCOU A OFICINA ROTEIRO DA URCA
Realizada dia 19 de maio com inicio às 10 horas a Oficina contou com a presença de geólogos, geógrafos, biólogos, arqueólogos entre outros interessados. O Grupo foi recebido pelo Museu de ciências da Terra representado pela estagiária Paula, que dirigiu os visitantes até as  belas exposições sobre  o paleontólogo L.I.Price. a exposição  dos dinossauros e finalmente as rochas e minerais da Coleção do DNPM.
Em seguida o grupo se dirigiu à Praia Vermelha onde começou a caminhada pela pista Cláudio Coutinho, através da qual o professor Paulo Afonso discorreu sobre meio ambiente, a vegetação e a fauna da área.
Placa Caminhos Geológicos do DRM: Pão de Açúcar.
Ao chegar ao local o professor Benedicto Rodrigues, coordenador do Projeto Oficinas do CBA, deu algumas explicações sobre a Geologia do Estado do Rio de Janeiro e sobre o Projeto Caminhos Geológicos do DRM. A Placa estrategicamente colocada, apresentada em português e em inglês, apresenta interessante diagramação e um texto objetivo, enfocando a origem do Pão de Açúcar desde os tempos do Paleocontinente Gondwana, o seu desmembramento, sua evolução geológica até os dias atuais.
Às 14 horas foi encerrado o Encontro que a julgar pela opinião dos presentes  foi realmente um sucesso. Os participantes retornaram para suas residências,  entretanto alguns resolveram esticar, dando  continuidade ao papo-cabeça, iniciado durante o trajeto pela pista,  mas agora regado com a preferida dos cariocas, a famosa loura gelada, que a paisagem convidava  a desfrutar.
Estão todos desde já convidados para a próxima oficina do CBA, cuja data e local será oportunamente divulgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário